quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quem é o braço direito do Eterno?



Um estudo do Rosh Eduardo Stein, da sinagoga messiânica BTY com alguns acréscimos feitos por mim.

É muito comum se ouvir a seguinte expressão idiomática:

Fulano é o “braço direito” de beltrano. Isso para demonstrar que fulano exerce toda a força de beltrano numa ou em quase todas atividades. E não é diferente em relação ao BRAÇO DIREITO DO ETERNO.


relojes web gratis



Data e hora local em Israel




Mas quem seria esse BRAÇO DIREITO DO ETERNO?

Trazendo para o contexto bíblico, o mais interessante é que essa expressão aparece na Torah o tempo todo!
Iad Chazaká (pronuncia-se o ch com som de R na palavra rato) – o braço forte! Aparece toda vez em que é feita a leitura da Parashá Ekev, a de número 46 – no livro de Devarim, Deuteronômio 7:19.

Mas aparece outras vezes também ...

Devarim 4:34.
“Ou se D’us intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com MÃO FORTE, e com BRAÇO ESTENDIDO, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Eterno vosso D’us vos fez no Egito aos vossos olhos?”

Devarim 5:15.
“Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Eterno teu D’us te tirou dali com MÃO FORTE e BRAÇO ESTENDIDO; por isso o Eterno teu D’us te ordenou que guardasses o dia do shabat (sábado).”

Essa foto abaixo é do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA. Onde se pode ver um BRAÇO ESTENDIDO para cima e nele esculturas representativas dos judeus que foram vítimas da Alemanha nazista liderada pelo ditador Hitler. Não sei se essa foi a intenção dos criadores desse monumento, mas posso dizer que ele simboliza o Braço de D'us, o qual é representado pela pessoa do Mashiach como única solução para salvação não só de judeus, mas também de gentios, quer seja na dimensão física ou metafísica. A idéia de construir esse monumento foi muito inspirada, porém esse braço deveria ser construído na posição inversa, ou seja, com a mão voltada para a terra, para nos dar a entender que o auxílio vem de cima e não de baixo, mesmo assim parabéns para quem idealizou o mesmo!


Devarim 7:19.
“Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e MÃO FORTE, e BRAÇO ESTENDIDO, com que o Eterno teu D’us te tirou: assim fará o Eterno teu D’us com todos os povos, diante dos quais tu temes.”

Devarim 9:29.
‘Todavia são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o teu BRAÇO ESTENDIDO.”

Devarim 11:2.
“E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos, que o não sabem, e que não viram a instrução do Eterno, vosso D’us, a sua grandeza, a sua MÃO FORTE, e o seu BRAÇO ESTENDIDO;”

Devarim 26:8.
“E o Eterno nos tirou do Egito com MÃO FORTE, e com BRAÇO ESTENDIDO, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;”

Braço direto, o que significa isso pela palavra de D’us? Vamos adiante:

Tehilim (Salmos) 77:15.
“Com o teu BRAÇO remiste o teu povo, os filhos de Yaacov e de Yosseph.”

D’us é ação! Vejamos como Ele age.

Yeshayah, Isaías 40:10.
“eis que o Eterno D’us virá com poder e seu BRAÇO dominará por Ele: eis que o seu galardão esta com Ele, e o seu salário diante da sua face.”

D’us é poder e seu BRAÇO dominará ...

Quem é o BRAÇO? Afinal sabemos que D’us não tem aparência humana nem mesmo um corpo como nós! (Contudo Ele pode se manifestar da maneira que Ele quiser até mesmo adquirindo um corpo para si [corpo espiritual - 1 Corintios 15:40,44,49], conforme em Shemot, Êxodo 33:20-23).

Mais uma foto do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA.


Vejam agora que o BRAÇO DIREITO é o próprio MASHIACH!

Sim ... o BRAÇO é Yeshua!!!!!!!

Yeshayahu, o profeta Isaías nos diz em seu livro Yeshayah 53:1:

“Quem dentre nós (hayehudim) deu crédito àquilo que nos foi anunciado? E a quem se manifestou o BRAÇO do Eterno?”
· - Yeshua manifestou o BRAÇO do Eterno.

Yeshayah, Isaías 51:5.
“Perto está a minha justiça, vem saindo a minha SALVAÇÃO (Yeshua), e os meus BRAÇOS (Yeshua e seu povo) julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu BRAÇO (Yeshua) esperarão.”

· - Em Yeshua esperamos a salvação. Ele é a própria manifestação do braço do Eterno.

Yeshayah, Isaías 52:10.
“O ETERNO desnudou o seu santo BRAÇO perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra (os gentios) verão a salvação (Yeshua) do nosso D’us.”

· - Yeshua desnudou-se como sendo o santo BRAÇO do Eterno.

Verdade em hebraico é EMET – Aleph, Mem e Tav. Toda verdade tem princípio, meio e fim.

Apocalipse 1:8.
“Eu sou o Aleph e o Tav (o Alfa e o Omega em grego), o princípio e o fim, diz o Senhor (Yeshua), o que é, o que era, e o que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Matitiahu, Mateus 28:16-18). Sim Yeshua é o princípio da criação do Eterno e também a finalidade da mesma. (Apocalipse 3:14).

Apocalipse 1:11.
“Que dizia: Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o primeiro e o derradeiro; ...”

Apocalipse 21:6.
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o princípio e o fim. A quem quer que tenha sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”

Apocalipse 22:13.
“Eu sou o Aleph e o Tav (Alfa e Omega), o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” ·

E eis aqui mais outra foto do Holocaust Memorial Miami Beach, Florida - USA.


Uma pessoa que seja destra, sabe muito bem e obviamente que seu braço direito tem maior força do que seu braço esquerdo. Sendo assim, significa dizer, no sentido teológico, que Yeshua, estando ao lado direito do Eterno (Tehilim, Salmos 110:1) e sendo ele próprio o BRAÇO DIREITO d’Ele, para realizar a sua vontade, é ele digno juntamente com o Eterno de honra, glória e louvor, conforme nos disse o shaliyach Yochanan, em Apocalipse 5:13.

Enquanto Yeshua foi gerado no princípio com o propósito, com a finalidade de manifestar a shekhiná do Eterno à toda sua criação, o Eterno, porém como o próprio nome o define, não teve princípio e nem terá fim. Barukh HaShem!

Barukh atah Adonay Eloheinu Melech haolam vebarukh Yeshua Ha Mashiach Melech hayehudim likhvod Elohim HaAv!

No Sidur Completo, da Editora Sêfer, na pg. 248 consta em Tehilim, Salmos 98, do qual apenas menciono os dois primeiros versículos, vejam abaixo:

א מִזְמוֹר, שִׁירוּ לַיהוָה שִׁיר חָדָשׁ-- כִּי-
;נִפְלָאוֹת עָשָׂה
.הוֹשִׁיעָה-לּוֹ יְמִינוֹ, וּזְרוֹעַ קָדְשׁוֹ

ב הוֹדִיעַ יְהוָה, יְשׁוּעָתוֹ; לְעֵינֵי הַגּוֹיִם, גִּלָּה
.צִדְקָתוֹ

(Tehilim, Salmos 98:1,2).

"Cantai ao Eterno um cântico novo, porque Ele tem feito atos maravilhosos; a Sua DEXTRA e o Seu BRAÇO SANTO (Yeshua) fizeram a salvação. O Eterno fez notória a Sua redenção, revelou a Sua justiça aos olhos das nações (hagoym, dos gentios)."

Portanto, não anunciamos uma mensagem nova, mas a mesma que anunciaram nossos pais, os profetas de Israel, conforme vocês podem constatar no texto acima.

E para finalizar, eis aqui o que disse Yeshayahu no seu livro Yeshayah 53:1-12, o qual revela com detalhes minuciosos, com antecedência de mais ou menos 700 anos (a.e.c.), sobre a vida de Yeshua, o BRAÇO DIREITO do ETERNO e a finalidade do seu sacrifício, o qual foi como de um cordeiro morto, para redenção do ser humano:

"QUEM dentre nós (yehudim) acreditou naquilo que nos foi anunciado? E a quem se manifestou o BRAÇO do ETERNO?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de D'us, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o ETERNO fez cair sobre ele (YESHUA) a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao ETERNO agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do ETERNO prosperará na sua mão.

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
(Yeshayah, Isaías 53:1-12).

E logo após o BRAÇO DIREITO do Eterno, Yeshua ter realizado a redenção, aparece junto ao trono do Altíssimo, sendo os dois reverenciados, louvados e glorificados:

"Depois, olhei de novo e ouvi o canto de uma multidão de milhões e milhões de anjos que rodeavam o trono, os seres viventes e os anciãos, e cantavam com muita força: "O Cordeiro, que foi imolado,"é o único que é digno de receber o poder, a riqueza, a força, a sabedoria, "a honra, a glória, e o louvor". Então ouvi toda a criatura que existe no céu, na terra, debaixo da terra e no mar exclamarem: "O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro para sempre e sempre". (Apocalipse 5:ll-13).

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




Postar um comentário