segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Shabat e a Era Messiânica


Shalom chaverim, paz amigos!

Propósitos do Shabat

O Tanach e o sidur (livro judaico de rezas) descrevem o Shabat como tendo três propósitos:

1) Uma comemoração, referente a conclusão da criação do universo, após o sexto dia, ou sexto período da sua criação;

2) Uma comemoração da redenção da escravidão dos israelitas do antigo Egito;

3) E uma pequena experiência do mundo relativa a Era Messiânica.

🙌🙏😇📜🎺🎶🎻

Data e hora local em Israel


O proeminente Rav Shelomô Alkabets foi muito feliz quando escreveu a belíssima canção Lechá Dodi, entoada para dar as boas vindas ao Shabat, o qual simboliza a própria Era Messiânica. Sim a Rainha de Shabat é a Era Messiânica profetizada pelos profetas do Tanach e através de todas as celebrações de Shabat, no decorrer dos séculos pelos israelitas. 

Uma era em que o מָּשִׁיחַ, Mashiach triunfará sobre todos os seus inimigos e finalmente reinará em Jerusalém sobre o trono de seu pai, o rei David e sobre todas as nações. Aqueles que já receberam o מָּשִׁיחַ, Mashiach também já desfrutam antecipadamente dessa Rainha de Shabat ou dessa Era Messiânica, a qual também podemos dizer que é o verdadeiro שבת שלום, SHABAT SHALOM ou descanso pacífico, o reino do מָּשִׁיחַ, Mashiach. 

E assim como o corpo do ser humano precisa de descanso para refazer suas forças, assim também a sua alma precisa de descansar do peso de seus pecados. E isso nos faz lembrar do que יֵשׁוּעַ, Yeshua falou:

"Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso (SHABAT) para vossas almas”. (Mateus 11:28,29).

Adash Women's Choir
- BaOlam HaBa (No Mundo Vindouro)


Portanto, o Shabat simboliza o descanso ou repouso descrito nesses textos abaixo:

"Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso... E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes?" (Hebreus 3:11,18).

"Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou D'us, no sétimo dia, de todas as suas obras; e outra vez, neste lugar: 

Não entrarão no meu descanso. Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. 

Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de D'us. Pois aquele que entrou no descanso de D'us, esse também descansou de suas obras, assim como D'us das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." (Hebreus 4:3-11).

שִׁיר הַשִּׁירִים, Shir ha Shirim, Cântico dos Cãnticos de Salomão fala do relacionamento que havia entre ele, o rei e sua amada, uma mulher sulamita, mas também fala, numa linguagem poética, sobre o מָּשִׁיחַ, Mashiach e sua קְּהִלָה, Kehilah ou sobre o noivo e a noiva. 

É interessante notar que o livro de Cântico dos Cânticos, no capítulo 5:1-7 apresenta a noiva sem condições de se apresentar ao noivo, por ela ainda não estar preparada, isto é, vestida com suas vestes nupciais e adornada com os devidos adornos (Yeshaia, Isaías 61:10; 62:5; Yrmiah, Jeremias 2:32). Confiram abaixo:

"Venho ao meu jardim, minha irmã, noiva minha, para colher a minha mirra com o meu bálsamo, para comer o meu favo com o meu mel, e beber o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados. Eu dormia, mas o meu coração velava. Eis a voz do meu amado! Está batendo: 

Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba minha, minha imaculada; porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. Já despi a minha túnica; como a tornarei a vestir? já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar? O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta, e o meu coração estremeceu por amor dele. 

Eu me levantei para abrir ao meu amado; e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura. Eu abri ao meu amado, mas ele já se tinha retirado e ido embora. A minha alma tinha desfalecido quando ele falara. Busquei-o, mas não o pude encontrar; chamei-o, porém ele não me respondeu. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me; tiraram-me o manto os guardas dos muros." (Shir ha Shirim, Cantares 5:1-7).

- O noivo visita o seu jardim, pode significar o retorno do Mashiach a Terra, para encontrar-se com sua noiva nos ares (I Tessalonicenses 4:17), quando do arrebatamento da mesma.

- A noiva dormia, pode significar que uma parte da Kehilah de Yeshua ao tardar o noivo, ela então adormece espiritualmente, isto é, perde o fervor do primeiro amor (Revelação, Apocalipse 2:4) e dorme, como as cinco virgens loucas da parábola das dez virgens proferida por יֵשׁוּעַ, Yeshua.

- A noiva estar despida de suas vestes, pode significar que essa parte da Kehilah de Yeshua se despiu do seu caráter justo e santo, parecido com o de אַבְרָהָם, Avraham, com o de יִצְחָק, Itzchac e com o do מָּשִׁיחַ, Mashiach. Enfim, que ela se despiu de suas vestes espirituais de justiça e santidade, mas que precisa se revestir das mesmas, do contrário quando o noivo voltar ela estará se arriscando a não ser arrebatada, conforme ocorreu com as cinco virgens loucas da parábola já mencionada.

- A noiva não querer sujar mais seus pés, pode significar que essa parte da Kehilah de Yeshua tenha enriquecido na dimensão material e consequentemente desfruta de muita glória, exaltação diante dos homens. E por isso mesmo ela não quer anunciar mais a salvação aos pobres, pois não deseja se misturar mais com gente humilde, porque esse tipo de gente não tem nada de valor material para lhe oferecer e o seu dízimo é de valor insignificante. Mas que na dimensão espiritual essa parte da Kehilah de Yeshua tenha empobrecido (Revelação, Apocalipse 3:14-22) para com D'us.

- A noiva clamou pelo noivo, mas ele já tinha ido embora, pode significar que isso também ocorrerá com essa parte da Kehilah de Yeshua, assim como acorreu com as cinco virgens loucas, as quais também clamaram, mas já era tarde de mais.

- A noiva percorreu a cidade em busca do noivo, mas não o encontrou, de novo pode significar que essa parte da kehilah de Yeshua procurará por ele após o arrebatamento, mas também não o encontrará.

- E por último, o fato da noiva ter sido espancada pelos guardas, pode significar que essa parte da Kehilah de יֵשׁוּעַ, Yeshua passará pela tribulação. E consequentemente aqueles que pertencerem a ela serão perseguidos, torturados e alguns até mortos (Revelação, Apocalipse 6:9-11; 7:9,13,14) pelo governo do antimashiach.

Isso nos mostra dois tipos de seguidores do מָּשִׁיחַ, Mashiach:

1) Aqueles que ouvem as palavras de יֵשׁוּעַ, Yeshua e as obedecem.

2) E aqueles que ouvem as suas palavras, mas não as obedecem.

Vejam esses textos da הַבְּרִית הַחֲדָשָׁה, HaBrit ha Chadashah, Nova Aliança, que falam do relacionamento entre o noivo e a noiva: Mattiahu, Mateus 9:15; 25:1-13; I Keipha, I Pedro 3:3,4 e Revelação, Apocalipse 21:2,9; 22:17.

O מָּשִׁיחַ, Mashiach quer se casar sim, mas apenas com uma autêntica jovem parente de אַבְרָהָם אָבִינוּ, Avraham avinu, nosso pai Abraão, e que o caráter dela seja parecido com o dele. יֵשׁוּעַ, Yeshua não se casará com alguma moça que tenha seu caráter parecido com o das filhas dos cananeus (Bereshit, Gênesis 24:1-4), no tempo em que אַבְרָהָם, Avraham, Abraão buscava uma noiva para seu filho יִצְחָק, Itzchac, Isaac. 

Portanto, יֵשׁוּעַ, Yeshua virá buscar uma noiva que seja parente genuína de Avraham, não por ela ter apenas o DNA físico, mas principalmente por ter o DNA metafísico do patriarca, o qual qualifica essa noiva não apenas como uma parente genuína de Avraham, mas também como uma verdadeira filha de D'us (Romanos 8:15-17; 9:4; Gálatas 3:6,7,26; 4:5, etc.) pela fé nele, no מָּשִׁיחַ יֵשׁוּעַ, Mashiach Yeshua.

E todos aqueles que já desfrutam da Rainha Shabat ou da Era Messiânica, por receberem o Mashiach, se tornaram também na gloriosa noiva d'Ele, a kahal ou a grande companhia de redimidos pelo Seu precioso sangue.

E não existe nenhum texto das Escrituras em que o Eterno ordene que se mude o shabat para o primeiro dia (domingo) da semana.


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90 Razões para Guardar a Torá (Lei) do Eterno





Assistam esses vídeos e ouçam essas lindas músicas de Shabat:

Eis aqui a lindíssima canção Lekhah Dodi e também o que nos diz esse texto em inglês de um dos sites abaixo sobre a mesma e o Mashiach (Messias):



"Lecha dodi, likrat kallah; P'nei Shabbat, nekablah." This refrain concludes each of the nine stanzas of the hymn, in which Biblical phrases from the books of Shoftim, Yeshayahu, Yirmeyahu, and Tehillim are pieced together to create a liturgical mosaic. 

There is scarcely a phrase in the entire hymn which is not borrowed from the Hebrew Bible. Only the first two and the last stanzas relate to the Shabbat theme. The rest reflect the Jewish longing for redemption, which includes the restoration of Yerushalayim and the coming of the Mashiach. Each of these other six stanzas describe another stage in the process of redemption."




O Shabat sempre foi uma mitzvá, ordenança... Vejam no decálogo... O Eterno descansou nesse dia após ter criado todas as coisas, para dar o exemplo a nós... Contudo a observação ou não do Shabat não salva e nem condena a ninguém, pois como disse יֵשׁוּעַ, Yeshua o Shabat foi criado para o homem, ou seja, em benefício do mesmo e não o homem para o Shabat... 

Somos salvos pela graça de D'us mediante a fé e não por cumprir mitzvot, mas nem por isso devemos ignorá-las, antes pelo contrário devemos obedecer a D'us em tudo, pois Yeshua disse que os que o amam guardam, observam as mitzvot, ordenanças dele, as quais não são outras senão as mesmas da Torá... Pois ele disse que não veio revogar a lei proveniente da Torá.

"Lembra-te do dia de shabat (sábado), para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o shabat do Senhor teu D'us. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de shabat, e o santificou." (Shemot, Exodus 20:8-11).


Mais canções de Shabat:

Boi khalah



Shalom Aleikhem



Achei interessante essa mensagem abaixo e por isso a postei aqui:

"Mais uma semana que se finda, mais uma semana de labor, de estudos, de cansaço, de estresse, de tristeza, de alegrias. Mas B''H que depois desse turbilhão de sentimentos, dessa avalanche emocional e de todo esse cansaço, chegou o descanso !!! Chegou o Dia do Senhor, o "yom hakodesh" (o dia santo). 

Antes de entrarmos com alegria no shabat, devemos nos lembrar do Egito, de que lá não havia shabat, de que lá não havia um dia de descanso. Todos os dias era a mesma coisa: cortar palha, pisotear a palha na lama, formar tijolos. Carregar os tijolos, erguer paredes, erguer cidades.

Eis que haShem, o Todo - Poderoso, tirou Seu povo Israel do Egito (que em hebraico é "Mitzraim" - lugar das aflições) com mão forte, através de Seu servo fiel Moshê (Moisés), e os conduziu até o deserto, até o Sinai, para do alto do monte entregar-lhes Sua santa Torá. Entre Seus mandamentos estava:

זכור את־יום השבת לקדשו

Zakhor 'et-yom hashabat leqadsho

Lembra-te do shabat para santificá-lo

Mas também em Devarim (Deuteronômio) 5.12, foi ordenado:

שמור את־יום השבת לקדשו

Shamor 'et-yom hashabat leqadsho

Guarda o shabat para santificá-lo

É por isso que em cada lar judaico (religioso), a cada anoitecer de sexta-feira (pois o dia judaico começa no anoitecer do dia anterior) duas velas são acesas, simbolizando "guardar e lembrar".

O Eterno havia dado ao Seu povo um dia inteiro, entre outros 6 para que descansassem e nele prestassem culto a Ele. O povo de Israel não sabia o que era um dia de descanso há 400 anos, e demorou para se acostumar a esse presente (Shemot - Êxodo 16.26-28), mas há muitos séculos o povo judeu reconhece e aceita esse presente, comemorando a cada semana a sua chegada. Yeshua comemorava também, os discípulos o faziam da mesma forma, e assim a cada shabat há júbilo nos lares judeus."

Fonte: Tópico da comunidade Judaísmo Messiânico, no Orkut, que não existe mais.

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):



23 comentários:

  1. Muito bom os esclarecimentos, eu estou muito interessada em praticar o judaísmo, mas havia um obstáculo: Eu não podia aprender e praticar as ritualísticas e nada relativo ao judaísmo, porque aceitei "Jesus" (Yeshua) como meu Salvador! Não consigo e nem quero jamais em minha vida, me desvencilhar Dele, porque o amo! Mas, agora, nesses últimos meses soube que existia Judaísmo Messiânico, aqueles que são judeus e aceitaram "Jesus" (Yeshua) como o Messias. Shalom, e que Adonai nos proteja sempre, amém.

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  2. מַתָּי פֶּרֶק א: ו-ה

    וְשַׂלְמוֹן הוֹלִיד אֶת־בֹּעַז מֵרָחָב וְבֹעַז הוֹלִיד אֶת־עוֹבֵד מֵרוּת וְעוֹבֵד הוֹלִיד אֶת־יִשָׁי׃
    וְיִשַׁי הוֹלִיד אֶת־דָּוִד הַמֶּלֶךְ וְדָוִד הַמֶּלֶךְ הוֹלִיד אֶת־שְׁלֹמֹה מֵאֵשֶׁת אוּרִיָּה׃

    E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
    E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
    Mateus 1:5-6

    O interessante é que esses dois versículos da genealogia de Yeshua mencionam o nome de Ishai, ou Jessé, em português, o pai do rei David, que no cântico Lecha Dodi também é mencionado, o que vem a provar que os judeus tradicionais acreditam que o Mashiach deve proceder deles, o que está em perfeita harmonia com o que diz Mateus sobre a genealogia de Yeshua.

    Parte da letra do cântico Lecha Dodi:

    על יד בן ישי בית הלחמי
    Al-iad ben Ishai beit halachmi
    Ao lado do filho de Jessé, de Belém - Beit-Lechem

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  3. לכה דודי, מתוך אלבומו הכפול של אסף נוה שלום - שבת לקראת. להזמנת הדיסק הכפול לקראת שבת ניתן להתקשר למספר.

    Tradução:

    Vem, meu amado, para atender a noiva; saudemos o Shabat.

    Observe e lembre-se, o ÚNICO G-d só causaram-nos ouvir em um único enunciado; Adonai é um e seu Nome é um, de renome, para glória e louvor.

    Vem, meu amado...

    Venha, deixe-nos ir para receber o Shabat, para ele é a fonte da bênção; desde o início, foi escolhido; última criação, primeiro em D-us pensei.

    Vem, meu amado...

    Santuário do Rei, cidade real, surgir, vá em frente das ruínas; muito tempo ter você morava no vale de lágrimas; Ele irá mostrar-lhe misericórdia abundante.

    Vem, meu amado...

    Sacuda a poeira fora de si mesmo, surgem, com seus gloriosos vestuários---meu povo. Por meio do filho de Yishai de Beit Lechem, que vem para redimir a minha alma.

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  4. לכה דודי

    Lechá Dodi

    Vem Meu Amado

    🙌🙏😇✡️🎺🎶🎻

    Shiyr Shel Kabalat Shabat - שיר של קבלת שבת

    Cântico de Recebimento do Shabat (sábado)

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3962850947065079&id=100000206387650

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  5. מַתָּי פֶּרֶק א: ו-ה

    וְשַׂלְמוֹן הוֹלִיד אֶת־בֹּעַז מֵרָחָב וְבֹעַז הוֹלִיד אֶת־עוֹבֵד מֵרוּת וְעוֹבֵד הוֹלִיד אֶת־יִשָׁי׃
    וְיִשַׁי הוֹלִיד אֶת־דָּוִד הַמֶּלֶךְ וְדָוִד הַמֶּלֶךְ הוֹלִיד אֶת־שְׁלֹמֹה מֵאֵשֶׁת אוּרִיָּה׃

    And Salmon begat Boaz from Rahab; and Boaz begat Obed from Ruth; and Obed begat Jesse;
    And Jesse begat King David; and King David begat Solomon who was Uriah's wife.
    Matthew 1: 5-6

    The interesting thing is that these two verses of Yeshua's genealogy mention the name of Ishai, or Jesse, in Portuguese, the father of King David, who in the Lecha Dodi song is also mentioned, which comes to prove that traditional Jews believe that the Moshiach must come from them, which is in perfect harmony with what Matthew says about Yeshua's genealogy.

    Part of the lyrics of the song Lecha Dodi:

    על יד בן ישי בית הלחמי
    Al-iad ben Ishai beit halachmi
    Beside the son of Jesse, from Bethlehem - Beit-Lechem

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  6. לכה דודי, מתוך אלבומו הכפול של אסף נוה שלום - לקראת שבת. להזמנת הדיסק הכפול "לקראת שבת" ניתן להתקשר למספר.

    Translation:

    Come, my Beloved, to meet the Bride; let us welcome the Shabbat.

    "Observe" and "Remember," the one and only G-d caused us to hear in a single utterance; the L-rd is One and His Name is One, for renown, for glory and for praise.

    Come, my Beloved...

    Come, let us go to welcome the Shabbat, for it is the source of blessing; from the beginning, from aforetime, it was chosen; last in creation, first in [G-d's] thought.

    Come, my Beloved...

    Sanctuary of the King, royal city, arise, go forth from the ruins; too long have you dwelt in the vale of tears; He will show you abounding mercy.

    Come, my Beloved...

    Shake the dust off yourself, arise, don your glorious garments --- my people. Through the son of Yishai of Bet Lechem, draw near to my soul and redeem it

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  7. A letra desse lindo cântico Lechá Dodi mensiona mais um nome de um personagem (Perez - פרצי - Partzi) que consta da genealogia de Yeshua. Confira isso nesse texto do livro de Mateus; e depois no verso do referido cântico a seguir:

    "Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão;"

    (Mateus 1:3)

    ימין ושמאל תפרוצי
    ואת ה' תעריצי
    על יד איש בן פרצי
    ונשמחה ונגילה

    Yamin us’mol tifrotzi
    veet Adonai taaritzi,
    al yad ish ben Partzi,
    venismechá venagilá

    Para a direita e esquerda tu irromperás
    e glorificarás a Adonai
    pelas mãos do filho de Partzi (Peretz, indicando que o Mashiach viria da tribo de Judá)
    então nos alegraremos e nos regozijaremos

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  8. Interessante é o resultado da soma dos algarismos do dia e do ano como segue abaixo:

    Dia (18) 1 + 8 = 9 no calendário gregoriano
    Ano (81) 8 + 1 = 9 no calendário judaico
    9 + 9 = 18 = VIVA

    חי = 18 = viva = haiy

    Le Haim!

    Viva 5781!

    Depois de um ano cheio de mortes devido a pandemia do Covid-19 nada melhor do que desejar VIDA para todos os moradores da Terra!

    שנה טובה ומתוקה!

    Shaná Tová U'metuká!

    Um Ano Bom e Doce!

    🙏🍎🍯✡️🎺🎶🎻

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  9. שנה טובה ומתוקה!

    Shaná Tová U'metuká!

    Um Ano Bom e Doce!

    10 Razões para Tocar o Shofar

    🙏🍎🍯✡️🎺🎶🎻

    https://youtu.be/3rq8vqa5D6o

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  10. A Redenção Escondida na Genealogia

    🙏🙌😇🎺🎵🎸🎶

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2909125525770965&id=100000206387650

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  11. 50 Razões para Observar o Shabat

    🙌🙏😇🤫🎺🎶🎻

    https://photos.app.goo.gl/LBm3trbEH7Q6SX5R6

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  12. O Shabat é para todos, e não só para os judeus

    🙌🙏😇✡️🎺🎶🎻

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3979470208736486&id=100000206387650

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  13. O Shabat também é para os gentios

    😇🙏🙌🤫🎺🎶🎻

    https://youtu.be/Pozi75sDlHk

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  14. Noiva e Rainha de Shabat
    A letra da cantiga, em sua última estrofe, expressamente diz "Vem, ó Noiva. Vem, Rainha do Shabat"., bem como na composição foram usadas muitas referências ao livro de Isaías e sua profecia sobre a restauração de Israel, daí que seis do versos aludem que a noiva é a casa de Israel e a rainha chegando é o tempo do Messias, quando todo dia será como o sétimo.

    https://dicionario.sensagent.com/lech%C3%A1%20dodi/pt-pt/#Noiva_e_Rainha_de_Shabat

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  15. A referência ao filho de Ishai representa o próprio Mashiach, que irá descender do Rei David, filho de Ishai. É o Mashiach que irá redimir a alma do Povo Judeu e de cada judeu individualmente. O apelo, “Aproxima-te de minha alma, para redimi-la”, pode ser interpretado de duas maneiras: como uma exortação a D’us para redimir nossas almas com a Redenção Messiânica, ou como uma declaração que é como se essa era já tivesse chegado com o advento do Shabat, que é comparado à Redenção. A estrofe seria traduzida como: Você chegou perto de minha alma: Você a libertou.

    Fonte:

    Lechá Dodi

    🙌🙏😇✡️🎺🎶🎶

    https://www.morasha.com.br/shabat/o-lecha-dodi-do-rabi-shlomo-alkabetz.html

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  16. לכה דודי

    Lechá Dodi

    Vem Meu Amado

    www.facebook.com/Polos.Valley/videos/160813197268892/


    História da Música Lechá Dodi

    🙌🙏😇✡️🎺🎶🎶

    https://www.morasha.com.br/shabat/o-lecha-dodi-do-rabi-shlomo-alkabetz.html

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  17. O que aconteceu com a haftará de Jesus?

    Haftará é uma porção dos profetas lida aos sábados nas sinagogas.

    A haftará de Jesus consta do livro do profeta Isaías 61:1,2 lida por ele, conforme texto de Lucas 4:14-22.

    🙌🙏😇📜🎺🎶🎻

    https://drive.google.com/file/d/0B09XK-UMB8XQMEhxYUxfWm01bkU/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-BlrOgdOPQhPYHCk1oS4I_A

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  18. As Origens Judaicas de Jesus!

    🔯 Israel com Aline 🔯

    https://youtu.be/11xkvNOWFyk

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  19. A Importância do Antigo e do Novo Testamento

    Podemos comparar a Antiga Aliança (A.T.) e a Nova Aliança (N.T.) com o alicerce e o telhado de uma casa respectivamente, porque uma coisa não pode existir sem a outra no final da construção de uma casa.

    Por isso mesmo as festas bíblicas são importantes a serem observadas não apenas pelos judeus, mas também por todos (judeus e gentios) seguidores de Yeshua (Jesus) devido a riqueza profética e simbólica da Redenção Maior realizada pelo nosso Pai celestial e o seu amado filho Yeshua (Jesus).

    🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

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  20. Rabino Tem Visões do Mashiach (Messias) e Revela Mistérios

    🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

    https://www.youtube.com/live/vNxZgolWbdI?si=2B427XxYhJ18Q-Lw

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  21. Como Seria Usado o Sinal da Besta Pelo Império do Antimessias?

    Em hebraico os números são representados pelas letras do alfabeto. E o número 6 é representado pela letra chamada "vav", (ו) e essa letra no nosso alfabeto é representada pela letra "w", ou seja, o número do império da besta ou o sinal desse império é 666, que é representado por www, ou seja o acesso para a INTERNET, que será usado como arma do anticristo.

    Se alguém não tiver o sinal (autorização) da besta para usar a internet, essa pessoa não poderá comprar nem vender e só terão esse sinal, marca ou autorização para usar a internet quem negar o nome de Yeshua (Jesus).

    Então, a Bíblia já falava da internet há 2000 anos, quando o livro do Apocalipse foi escrito. E a internet é a prova de que estamos no período exato quando o império da besta será levantado na terra.

    O número 7 é símbolo, ou sinal de plenitude e perfeição, e é o número que representa Deus em toda plenitude, seja em santidade, justiça, amor, etc. E simboliza também o Shabat, que lembra o sétimo dia, no qual Deus terminou a sua criação. Já o número 6 é sinal de imperfeição e foi o dia em que o ser humano foi criado. Então, 666 significa que o ser humano ainda não alcançou a perfeição e plenitude no corpo, na alma e no espírito. Já o número 777 significa Deus na sua perfeição, santidade, justiça, amor, etc. em seu Corpo (metafísico), sua Alma (vida) e seu Espírito.

    🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

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  22. Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

    - "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

    - "Para manter a calma"

    - "O Senhor (Elohim) me falou"

    - "Ele apareceu bem ali"

    É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

    "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

    🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

    https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

    ²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

    ²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

    ²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

    ³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

    ³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

    ³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

    (Joel 2:27-32)

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  23. Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
    What is truth?

    Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
    O que é verdade?

    🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

    https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

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