quarta-feira, 24 de junho de 2009

O espírito do gentio Kaleb





relojes web gratis



Data e hora local em Israel



Em Bemidbar, Números 13:6 está escrito:

'...da tribo de Judah,
כָּלֵב בֶּן־יְפֻנֶּה, Kalev Ben-Yephunneh, Kaleb o filho de Jefuneh...'

kaleb foi um dos doze espiões que entraram em Canaan. Kaleb, cujo nome em hebraico pode significar 'cachorro', foi líder da tribo de Judah. Ele não era um israelita e sim um GOY (um gentio) converso ao D-us de Israel! 'יְפֻנֶּה, Yephunneh, Jefuneh' não é um nome hebraico. De que tribo o seu pai veio? A Tanakh dá a resposta.

Em Yehoshuah, Josué 14:6 está escrito:

“Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e כָּלֵב בֶּן־יְפֻנֶּה הַקְּנִזִּי, Kalev Ben Yephunneh ha kenizzi, Caleb, filho de Jefoné o quenezeu (ha kenizzi - kenizzite), lhe disse: Tu sabes o que o Adonai falou a Moisés, homem de D-us, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti”.

De onde veio a tribo קְּנִזִּי, kenizzi - kenizzite? Novamente, a Sagrada Escritura dá a resposta: Essa tribo veio do meio dos habitantes da terra de Canaan, antes de Israel se estabelecer nela.

Em Bereshit, Gênesis 15:18-21 está escrito:

“Nessa mesma ocasião o S-NHOR D-us fez uma aliança com Abrão. Ele disse: - Prometo dar aos seus descendentes esta terra, desde a fronteira com o Egito até o rio Eufrates”. (Bereshit, Gênesis 15:18).

Incluindo as terras dos “...queneus, dos קְּנִזִּי (kenizzi - kenizzite) quenezeus, dos cadmoneus,” (Bereshit, Gênesis 15:19).

“dos heteus, dos perizeus, dos refains,” (Bereshit, Gênesis 15:20).

“dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus”. (Bereshit, Gênesis 15:21).


Um espírito diferente:

"Mas o meu servo Caleb, porque nele houve outro espírito, e porque ele perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá." (Bemidbar, Números 14:24).

Se houve alguma vez um caráter de ex-gentio na Bíblia que expôs uma atitude direita ou 'inspiração diferente' em direção a HASHEM D-us e a sua Palavra, teria de ser Caleb. Na Torah inteira, só há duas pessoas dos servos de D-us chamados desta maneira - Moisés e Caleb.

Yehoshua (Josué) e Caleb, ao alertar o povo a tomar coragem e lutar para obter a Terra Prometida, colocaram a sua apelação nessas palavras:

“Então, Caleb fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. (Bemidbar, Números 13:30).

'...só não se rebelem contra Adonai...'
(Bemidbar, Números 14:9).

As palavras de Kaleb são importantes. Ele disse, 'somos bem capazes'.
Isso não significa que ele teve a confiança nele. Ele não teve a idéia errada sobre si mesmo ou seu poder militar. Ele indicava de onde o seu poder veio. Ele veio da confiança firme no poder de D-us. Ele não evitou os problemas. E isso foi o que fez a diferença dele em relação aos outros dez enviados para espiar a Terra Prometida. Os outros homens viram só as dificuldades da Terra Prometida. Eles foram vencidos pelos problemas. Mas Kaleb informou sobre as boas coisas também. Ele lembrou o povo do poder de HASHEM D-us. Kaleb atuou de um modo definido e rápido para derrotar o medo. Ele não fingiu que os “gigantes” não existiam. Mas ele foi diferente da maior parte dos homens que foram com ele. Ele tentou informar as boas coisas também. E mesmo nos seus anos de crepúsculo, Kaleb ainda possuía 'um espírito diferente' - um espírito de seguir a D-us de todo coração, 'totalmente’. Ele não se queixou ou fugiu da sua tarefa. Durante quarenta anos, ele sonhou de um dia quando ele e D-us expulsariam para fora os obstáculos da terra. A vida de Kaleb ilustra isto: Não há 'nenhum plano de retirada ou de aposentadoria' na realização da obra do Reino de D-us. Na idade da velhice e madura de oitenta e cinco (muitos anos passados da 'aposentadoria' normal), Caleb volta às bordas do que seria logo a terra do povo de Israel filhos do D-us vivo. Quando o desafio do S-nhor lhe foi oferecido na sua velha idade, este crente de D-us alegremente aceitou-o.

Fonte:

From: Heber Abensur
To: Estudos Judaicos- Messiânicos (judaismo_messianico@yahoogrupos.com.br)
Sent: Thursday, June 18, 2009 10:33 PM
Subject: [judaismo_messianico] O espírito do gentio Kaleb

Nota: Tomei a liberdade de fazer algumas correções de erros de digitação, procurei melhorar o conteúdo inserindo termos com o idioma hebraico e fiz mais alguns comentários.


E o mais interessante de tudo isso é que o GOY (gentio) Caleb veio a ser o representante justamente da tribo de Judah, de onde viria o rei David e depois o Mashiach, o Profeta por Excelência, o Sumo Sacerdote Eterno segundo a Ordem Sacerdotal de Melquisedeque e o Rei dos reis. (Tehilim, Salmos 110:4; Yvrim, Hebreus 5:5,6; 6:20).

Isso nos prova que a Terra Prometida aos descendentes de Avraham avinu também seria herdada por gentios que fossem fiéis ao D-us de Abraão, de Isaac e de Jacó.

De todos os homens da idade de vinte anos para cima (Bemidbar, Números 14:28-32) só entraram na Terra Prometida estes:

O judeu Oséias, também chamado de Josué, representante da tribo de Efraim. (Bemidbar, Números 13:8,16).

E o goy, o gentio Caleb, representante da tribo de Judah. (Bemidbar, Números 13:6).

Nem mesmo o próprio Moisés, da tribo de Levi (Cohen) entrou na Terra Prometida, pela sua desobediência a D-us em não ter falado à rocha e sim ferido a mesma por duas vezes com ira no coração contra o povo pela murmuração do mesmo. (Bemidbar, Números 20:7-12 Devarim, Deuteronômio 3:23-27).

Dos 12 (doze) espias que foram enviados a espiar a Terra Prometida só dois foram aprovados por D-us e por isso mesmo somente esses dois de todos os filhos de Israel com idade acima de vinte anos, as mulheres e as crianças foram os que entraram na mesma. Os outros, porém pereceram no deserto.

Que nós nunca deixemos de seguir o exemplo do judeu Josué e o do gentio Caleb, para que não venhamos a ficar fora da Terra Prometida, da Yerushalaim ha Chadashah, Nova Jerusalém.

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):