!!חג שבועות שמח
Chag Shavuot Sameach (Πεντηκοστή/Pentecostes)!!
Feliz Festa das Semanas (Πεντηκοστή/Pentecostes)!!
🙌🙏😇🍋🎺🎼🎻
"Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao Eterno.
Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao Eterno."
(Vayikrá, Levítico 23:15-17).
"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Eterno.
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Eterno será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Eterno prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Eterno chamar." (Yoel, Joel 2:28-32).
Data e hora local em Israel
O cumprimento:
"Ao cumprir-se o dia de Shavuot, Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar..." (Atos capítulo 2).
· No livro de Vayicrá, Levítico 23:17 diz o seguinte:
“dois pães” e “levedados se cozerão”
Pão asmo, MATZÁ no hebraico é o pão sem fermento. E levedados, significa com fermento, CHAMETZ no hebraico.
Nota:
a) חַלֹּת, chalot é o plural de חִלָּה, chalá.
b) מַצּוֹת, matzot é o plural de מַצָּה, matzá.
· Enquanto os asmos (matzot) de Pêssach falam do corpo do Mashiach que não tem pecado; levedados (chalot) de Shavuot e de Shabat falam da kehilá (congregação) de Yeshua remida e composta de judeus e gentios (dois pães), na qual ainda habita o "germe" do pecado, porém sem o domínio que tinha sobre seu corpo. “O pecado não terá domínio sobre vós”. Rm. 6:12-14.
As chalot, pães com fermento usados no Shabat e em Shavuot marcam a diferença dessas festas para festa de Pêssach, no que diz respeito aos pães.
Pois na celebração do Pêssach as matzot, pães sem fermento, fazem contraste com as chalot, pães fermentados de Shabat e de Shavuot. E eis aqui um grande mistério, porque o fermento simboliza o pecado.
Em Pêssach, o Eterno proíbe se comer chalot, e em Shavuot, Ele ordena que os israelitas façam uma oferta desses 2 pães com fermento, e ainda diz que são PRIMÍCIAS para Ele.
Levedados, quer dizer pães (Chalot de Shabat e de Shavuot) ou qualquer coisa com fermento (chametz), que significa "com o pecado", em contraste com pães asmos (matzot de Pêssach), pães sem fermento, "sem o pecado".
Porém, nesse grande contraste das matzot de Pêssach e das chalot do Shabat e Shavuot, esses pães apontam para duas direções distintas:
a) As matzot de Pêssach apontam para o corpo do Mashiach.
b) E as chalot de Shabat e de Shavuot apontam para o corpo da kehilá de Yeshua, muito embora se faça também nessa celebração uma alusão ao último Pêssach celebrado por Yeshua, quando ele estabeleceu a Brit ha Chadashá, a Nova Aliança, através do sacrifício do seu corpo e selada com seu próprio sangue.
Portanto o Shabat se harmoniza mais com a festa de Shavuot, dia em que a kehilá de Yeshua recebeu a promessa do Ruach HaShem, profetizada pelo profeta Yoel e que se cumpriu em Atos 2:1-13.
Pois na instituição dessa festa (Vayicrá, Levítico 23:17) HaShem ordenou que fossem feitas duas chalot, para serem oferecidas a Ele como oferta de primícia aceitável.
Lehitraot.
פולוס וואלי ✡ Polos Valley
Nota sobre minha assinatura:
"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.
פולוס - Polos / Paul / Paulo
וואלי - Valley / Valle / Vale
Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.
Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):