sábado, 18 de novembro de 2023

O Que Faz Israel Ser Tão Odiado e Perseguido Pelas Outras Nações?


Seria só pelo fato de ser descendente de Sem, um dos filhos de Noé? Mas acredito que não é apenas por ser semita, porque outras nações também são semitas, e no entanto não são odiadas e nem perseguidas. 

Na verdade é porque Israel tem um sinal que incomoda todas as outras nações.

Então, que sinal seria esse que incomoda tanto as outras nações?


Data e hora local em Israel


A grande diferença de Israel para as outras nações se deve ao fato da sua origem ser sobrenatural, ou seja, por um milagre do nosso Pai celestial; enquanto as outras nações surgiram de modo natural.

Interessante que nosso Pai celestial prometeu a Abraão um filho (Isaque), mas Ele esperou muitos anos para cumprir essa promessa. 

E a intenção foi só cumprir a promessa quando nem Abraão e nem Sara tivessem condições naturais de gerar filhos, para que ficasse bem claro que o nascimento da nação de Israel seria sobrenatural, isto é, não por vontade ou desejo humano e sim por vontade e propósito do Criador.

O que podemos entender é que Israel existe por um propósito específico do Adonai Tzevaot, Senhor dos Exércitos.

E esse é o propósito do Criador em ter criado a nação de Israel:

1) De ser uma nação santa (separada) para servir o Criador.

2) Resplandecer a glória do Criador para as outras nações. E essa glória dentre outras coisas reflete também o caráter e os valores éticos e morais do Criador, tais como: amor, justiça, verdade, bondade, misericórdia, perdão, longanimidade, etc... 

3) O reino dos céus, que será implantado na terra, através do Mashiach (Messias), que também procede de Israel. E que irá reinar no trono do rei Davi, a partir de Israel e sobre todas as nações.

Então, é verdadeiramente o brilho do Criador em Israel que incomoda todas as demais nações, porque elas estão em trevas espirituais e por isso mesmo não conseguem suportar o brilho da luz do Criador.

Sabemos que desde que o ser humano caiu em pecado, através de nossos pais Adão e Eva, que a raça humana e toda criação ficaram dominadas pelas forças do império das trevas, a saber, o reino de Satanás e seus anjos caídos. 

E todas as pessoas que não amam e nem obedecem ao Criador estão debaixo da servidão desse reino tenebroso. Isso explica porque as outras nações odeiam e perseguem Israel. 

Pois esse brilho da luz do Criador em Israel nada mais é que a imagem e semelhança Dele perdida por Adão e Eva no Gan Eden, Jardim do Éden. 

(Gênesis 1:26-28; 2:8-14; 3). 

E além de perder a imagem e semelhança do Criador, o ser humano também adquiriu a imagem e semelhança de Satanás e seus anjos caídos ao se distanciar do Pai celestial cada vez mais.

Então, o propósito do Criador é restaurar sua imagem e semelhança na humanidade. 

(João 3:16-21)

E isso é exatamente o que Satanás e seus anjos caídos não querem que aconteça. 

Desde então, uma grande e longa guerra se travou entre o reino da luz e o reino das trevas, a partir do mundo metafísico (regiões celestiais), ou seja, nas dimensões celestiais e refletindo nas dimensões do mundo físico. 

Mas a grande e boa notícia é que o reino da luz do nosso Pai celestial por fim vencerá essa batalha. Halelu-Yah!

עם ישראל חי!

Am Yisrael Chai!

O Povo de Israel Vive!

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡ Polos Valley 

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):

domingo, 12 de novembro de 2023

O Destino Final de Jerusalém Terrestre e Jerusalém Celeste

Eis aqui alguns acontecimentos do tempo do fim em ordem cronológica:

1 - O arrebatamento invisível da Kehilah de Yeshua e o encontro dela com ele nos ares. (Lucas 17:26-30,34-36; Revelação, Apocalipse 4:1,2).

Data e hora local em Israel


O arrebatamento em espírito de Yochanan, João ao céu é uma simbologia do arrebatamento da Kehilah de Yeshua, que ocorrerá antes dos acontecimentos dos sete anos de tribulação, porque só depois que João foi arrebatado é que viu os acontecimentos futuros, conforme segue abaixo:

"...Sobe aqui, e te mostrarei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um (HaShem) assentado sobre o trono." (Revelação, Apocalipse 4:1c, 2).

2 - Os sete anos (uma semana de anos) de tribulação. (Daniel 9:27).

3 - Uma parte da Kehilah de Yeshua passará pela tribulação, parte essa composta daqueles que não estiverem preparados para o arrebatamento, os quais são simbolizados pelas cinco virgens loucas ou imprudentes da parábola das dez virgens, e composta também daqueles que forem salvos durante esse período de tribulação. (Mateus 25:1-13; Revelação, Apocalipse 6:9-11; 7:9-17).

4 - Os 144 mil israelitas assinalados com o selo do Ruach HaShem, Espírito de D'us em suas testas.

"E sobre a casa de David, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Ruach, Espírito de graça e de súplica; e olharão para mim, a quem traspassaram; e chorarão por ele como quem chora por um unigênito...", verso 10. (Zacarias 12:10-14, Revelação, Apocalipse 17:1-8).

Eis aqui o que diz Arthur E. Bloomfield, em seu livro “O Futuro Glorioso do Planeta Terra” sobre esses 144 mil judeus:

"Os 144 mil Judeus Selados:

São israelitas remanescentes, que reconhecerão Yeshua como o verdadeiro Messias e o servirão. Acreditamos que esse número seja apenas simbólico, apontando para as doze tribos de Israel, podendo ainda ser bem maior que 144 mil. (Ap. 7: 4-8).

A respeito desses 144 mil judeus existe uma palavra profética, sem dúvida alguma, senão a maior, uma das maiores já proferidas sobre o povo Judeu. 

Trata-se de uma companhia de redimidos dos últimos dias, antes da volta gloriosa do Messias para reinar sobre o trono de Davi, seu pai, e implantar o reino de D'us sobre todo o planeta e restaurar todas as coisas. Diz o Dr. Joseph A. Seiss em seu livro “Lectures on the Apocalypse” (Preleções sobre o Apocalipse):

“No idioma hebraico cada nome próprio tem seu significado. E o sentido de cada um, dessa relação aqui, não é difícil de ser descoberto:

1) Judá significa confissão ou louvor a D'us;

2) Rubens quer dizer vendo o filho;

3) Gade, uma companhia;

4) Aser, bendito;

5) Naftali, lutador ou lutando contra;

6) Manassés, esquecimento;

7) Simeão, ouvindo e obedecendo;

8) Levi, união ou apego;

9) Issacar, recompensa;

10) Zebulom, lar ou moradia;

11) José, adição;

12) Benjamim, filho da mão direita, filho da idade avançada.

Ora, ponham-se todos esses nomes em ordem, e teremos a seguinte descrição:

Confessores ou adoradores de D'us, olhando para o filho, uma companhia de benditos, lutando contra o esquecimento, ouvindo e obedecendo a palavra, apegados à recompensa de um abrigo ou lar, uma adição, filhos da mão direita de D'us, gerados no fim dos dias.

Isso certamente se reveste de notável importância, e não pode ser reputado por nós como mero acidente, principalmente porque a ordem dos nomes e mesmo alguns dos próprios nomes são diferentes das listas das tribos apresentadas em outros trechos da Bíblia. Isso explica a omissão dos nomes de Dã e Efraim, no lugar dos quais são postos os nomes de Levi e José.

Os nomes substituídos não servem para descrever esses cento e quarenta e quatro mil.
Dã significa juízo, ou então, exercício de prerrogativa judiciária; mas esses cento e quarenta e quatro mil não são e nem se tornarão juízes.

Efraim significa aumento, crescimento por multiplicação; mas esses cento e quarenta e quatro mil formam um grupo cujo número é fixo e ninguém pertencente à sua classe aparecerá antes, nem outros do mesmo grupo aparecerão depois deles”.

Extraído do livro “O Futuro Glorioso do Planeta Terra”
Arthur E. Bloomfield – E. B. – Venda Nova – MG. Brasil.

5 - As duas testemunhas. (Revelação, Apocalipse 11:1-14).

6 - O reinado de uma semana de anos das duas bestas (um líder político e outro religioso). (Daniel 9:27; Revelação, Apocalipse 13).

7 - O julgamento da grande meretriz, da grande cidade, a Babilônia mística. (Revelação, Apocalipse capítulos 17, 18 e 19:1-3).

8 - A volta do Messias em glória e visível para todos os povos. (Lucas 21:25-27; Revelação, Apocalipse 6:12-17; 19:4-21).

9 - O julgamento das nações. (Mateus 25:31-46, Revelação, Apocalipse 10:7; 11:15-19; 19:11-21; 20:4).

10 - A prisão de Satanás e seus anjos caídos por mil anos. (Revelação, Apocalipse 20:1-6).

11 - O Reinado Milenar do Messias, sendo que nessa época a habitação do Messias e daqueles que foram arrebatados será a partir da Nova Jerusalém, a qual ainda estará no céu nesse período. (Revelação, Apocalipse 20:4-6).

12 - Israel será finalmente estabelecido como cabeça das nações durante o Milênio:

"Assim diz Adonai Tzevaot, o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que D'us está convosco." (Zacarias 8:23).

E nesse período as nações enviarão representantes todo ano para celebrar a festa de Sucot, Tabernáculos em Jerusalém. (Zacarias 14:16-19).

כִּי מִצִּיּוֹן תֵּצֵא תוֹרָה, וּדְבַר-יְהוָה מִירוּשָׁלִָם. 

(Ki miTzion tetze' Torah, udvar-Adonai mIrushalaim). 

"Porque de Sião sairá a Torah e a Palavra de Adonai de Jerusalém." (Miquéias 4:2).

13 - No final do Milênio Satanás e seus demônios serão soltos, cujo motivo será para testar aqueles que nascerem no Milênio e que nunca conheceram a tentação. Mas infelizmente muitos seguirão as insinuações de Satanás e se juntarão para fazerem guerra aos judeus novamente, mas dessa vez eles nem tocarão em nenhum judeu, porque D'us fará descer fogo dos céus e os destruirá. (Revelação, Apocalipse 20:7-10).

14 - O juízo final será estabelecido e os salvos ajudarão o Messias a julgar tanto homens como anjos que pecaram contra D'us. (Revelação, Apocalipse 20:11-15).

15 - Logo após isso serão purgados os céus e a terra e eis que tudo será novo. (Revelação, Apocalipse 21:1).

16 - O restante da raça humana será salvo, porém ficará para sempre com o corpo carnal, o qual, pela redenção do Messias será totalmente restaurado como o de Adão antes de pecar, mas com uma diferença - conhecerá o bem e o mal. Todavia, a raça humana terá que permanecer fiel a D'us do contrário aquele que não for, será lançado no Lago de Fogo, a lixeira de D'us. 

Por isso serão felizes aqueles que fizerem parte da primeira ressurreição, os arrebatados, pois sobre eles a segunda morte, o lago que arde com fogo e enxofre não terá poder. (Revelação, Apocalipse capítulos 21 e 22).

17 - A Nova Jerusalém descerá do céu para habitar na nova terra. (Revelação, Apocalipse 21:2,3).

18 - As nações andarão na luz da cidade santa e os reis da terra levarão para ela toda honra e glória. (Revelação, Apocalipse 21:24,26).

19 - O Messias com os redimidos reinarão na terra sobre a humanidade para todo sempre. (Revelação, Apocalipse 22:5).

20 - E por último, Yeshua ha Mashiach, o Salvador Ungido entregará o Reino a D'us, ao Pai depois que todas as coisas estiverem sujeitas a ele (Tehilim, Salmos 110:1,2), então o próprio Filho se sujeitará àquele (יְהוָה) que todas as coisas lhe sujeitou, para que D'us seja tudo em todos. (1 Corintios 15:24-28).

Eis aqui um grande סוד, sod, segredo ou mistério da revelação:

Existe uma profecia sobre o povo de Israel dizendo que o mesmo será um Reino de Sacerdotes e uma Nação Santa (Shemot, Êxodo 19:6 - Parashah יִתְרוֹ, Yitro; Yeshayah, Isaías 61:6; 62:12), mas ela ainda não se cumpriu.

וְאַתֶּם תִּהְיוּ-לִי מַמְלֶכֶת כֹּהֲנִים, וְגוֹי קָדוֹשׁ:

"Ve atem tihiu-liy mamelekhet kohanim ve goy cadosh."

"E vós sereis para mim (יְהוָה) um Reino Sacerdotal e uma Nação Santa..." (Shemot, Êxodo 19:6 - Parashah יִתְרוֹ, Yitro).

וְאַתֶּם, כֹּהֲנֵי יְהוָה תִּקָּרֵאוּ--מְשָׁרְתֵי אֱלֹהֵינוּ, יֵאָמֵר לָכֶם; חֵיל גּוֹיִם תֹּאכֵלוּ, וּבִכְבוֹדָם תִּתְיַמָּרוּ.

"E vós sereis Sacerdotes do Senhor (יְהוָה/Adonai), e vos chamarão Ministros de Nosso D'us; comereis a abundância das nações, e na sua glória vos gloriareis." (Yeshayah, Isaías 61:6).

וְקָרְאוּ לָהֶם עַם-הַקֹּדֶשׁ, גְּאוּלֵי יְהוָה; וְלָךְ יִקָּרֵא דְרוּשָׁה, עִיר לֹא נֶעֱזָבָה.

"E lhes chamarão: Povo Santo, remidos do Senhor (יְהוָה); e tu (Filha de Sião) serás chamada a Procurada, a cidade não desamparada." (Yeshayah, Isaías 62:12).

Nesse último versículo, o termo עַם-הַקֹּדֶשׁ, Am HaCódesh, o Povo Santo se refere mesmo a Israel, pois ainda não será nessa época (Milênio) que se cumprirá completa e definitivamente a profecia de Israel como מַמְלֶכֶת כֹּהֲנִים, וְגוֹי קָדוֹשׁ, "um Reino Sacerdotal e uma Nação Santa", conforme se encontra em Shemot, Êxodo 19:6 - Parashah יִתְרוֹ, Yitro.

Portanto, essa profecia se cumprirá parcial e temporariamente durante o Reinado Milenar do Mashiach sobre a Terra, porque nesse período o בֵּית הַמִקְדָּשׁ, Beit ha Mikdash, Templo ainda será uma maquete do verdadeiro e o seu ofício ainda será temporário também (Yvrim, Hebreus capítulos 7, 8, 9 e 10) até que a Nova Jerusalém desça sobre a Terra. (Revelação, Apocalipse 21:1,2). 

Então, ela se cumprirá completa e definitivamente na eternidade, ou seja, após o Milênio. Abaixo segue uma exposição de como isso ocorrerá na eternidade:



1) Santíssimo Lugar - O qual tinha o mesmo formato de um cubo que tem a Nova Jerusalém. Era nele que a שכינה, Shekhinah, Presença e a כְבוֹד, Kevod, Glória de D'us habitavam. Em Ap. 21:3 diz que a Nova Jerusalém é o מִשְׁכַּן, Mishkan habitação de D'us, a qual descerá sobre a terra.

No Santíssimo Lugar só o כֹּהֵן גָּדוֹל, Cohen Gadol, Sumo Sacerdote entrava com o sangue do bode expiatório no יום כיפור, Yom Kipur, Dia do Perdão para fazer a כפרה, kaparah, expiação, primeiramente pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo e isso apenas uma vez no ano. 

Ele era um tipo do כֹהֵן לְעוֹלָם, Cohen LeOlam, Sacerdote Eterno Segundo a Ordem Sacerdotal de Melquisedeque (Tehilim, Salmos 110:4), o כֹּהֵן גָּדוֹל לְעוֹלָם, Cohen Gadol LeOlam, Sumo Sacerdote Eterno, o Mashiach, o qual faria a כפרה, kaparah, expiação, através do seu próprio sangue, mas somente pelos pecados do povo, pois o Messias nunca pecou.

2) Santo Lugar - Era onde os sacerdotes tinham acesso livre.

3) Átrio - Era mais para os membros da tribo de Levi, mas o povo de Israel também tinha acesso a ele. (No Beit HaMikdash, Templo havia também o Átrio dos goyim, gentios).

Do lado de fora do Santuário ficavam as outras tribos.

E fora dos limites de Israel ficavam as nações, os goyim.

Isso tudo era uma miniatura do que será na eternidade, vejamos agora qual será a disposição geográfica dos habitantes da nova terra:

Na nova terra os limites da Terra Prometida por D'us a Israel finalmente serão dados ao povo do Altíssimo. Sendo assim, as proporções serão bem maiores que as de hoje, do contrário a Nova Jerusalém não poderia descer sobre Israel. Pois bem, vejamos então como Israel e as nações ficarão estabelecidos sobre essa nova terra:

1) Santíssimo Lugar - A Nova Jerusalém habitada pelo Rei dos reis e seus assessores, os reis e sacerdotes (Revelação, Apocalipse 5:9,10) segundo a Ordem Sacerdotal de Melquisedeque, os quais terão um corpo metafísico ou glorificado. E nesse lugar só eles terão acesso.

2) Santo Lugar - A nação de Israel, composta de todas as tribos, incluindo a de Levi dentro dos limites da Terra Prometida formando um Reino de Sacerdotes e um Povo Santo, os quais continuarão com esse corpo carnal, mas totalmente redimido e restaurado com a perfeição do corpo de Adão antes do pecado. Nessa época o ofício sacerdotal deles será um pouco diferente do ofício dos levitas do Antigo Pacto. 

Porque algumas coisas da Ordem Sacerdotal Levita só serão necessárias até que o Sacerdócio Perfeito do Mashiach e de sua Kehilah esteja funcionando plenamente na Nova Jerusalém, no Novo Céu e na Nova Terra. (Yvrim, Hebreus capítulos 7, 8, 9 e 10). 

E por isso mesmo D'us já mostrava aos cohanim, sacerdotes durante o período de 40 anos que antecedeu a destruição do Beit ha Mikdash, Templo, através das coisas que sucederam com relação ao Templo, descritas no Talmud, em Yomá 39b, que no futuro, isto é, no Novo Céu e na Nova Terra já não serão necessários tais sacrifícios, pois nem mesmo haverá um Templo construído para isso. (Revelação, Apocalipse 21:22).

3) Átrio - Os Goyim, as Nações (fora dos limites de Israel como as doze tribos ficavam fora do Templo), os quais poderão visitar a Israel, o Reino de Sacerdotes e Povo Santo e trazerem sua honra e glória para a Cidade Santa, a Yerushalaim ha Chadashah, Nova Jerusalém. 

E assim os goyim, gentios serão incluídos na vida de Israel, do Reino de Sacerdotes e Povo Santo, pois necessitarão de seu sacerdócio para serem abençoados, como Israel necessitava do sacerdócio levita. Os quais também continuarão com esse corpo carnal.

As nações enviarão representantes ao estado de Israel com as seguintes finalidades:

a) Adorar a D'us, Adonai Eloheinu Adonai echad, Senhor Nosso D'us Senhor único.

b) Reverenciar o Cordeiro, Yeshua ha Mashiach Melech Yisrael, Salvador Ungido Rei de Israel.

c) E dizimar ao Reino de Sacerdotes e Povo Santo, a nação de Israel.

E com isso D'us estará cumprindo com o que disse sobre a Tribo Sacerdotal Levita, isto é, que a mesma exerceria o sacerdócio perpetuamente (Shemot, Êxodo 40:15 - Parashah פְקוּדֵי, Pecudei), pois nessa época os levitas terão seu sacerdócio unificado com as outras tribos de Israel e ampliado, ou seja, para exercer o seu sacerdócio eternamente sobre as nações, mas habitando no Lugar Santo, isto é, dentro das fronteiras da Terra Prometida, conforme já mencionado acima.

 Ainda que esse sacerdócio continue sendo em caráter simbólico ao Sacerdócio Segundo a Ordem de Melquisedeque, o do Mashiach e de seus redimidos, aqueles que foram comprados para D'us de toda a tribo, e língua, e povo, e nação, para serem reis e sacerdotes, os quais habitarão no Santíssimo Lugar, na Nova Jerusalém. (Revelação, Apocalipse 5:9,10).

Certamente o Sacerdócio Levita sofrerá algumas modificações nessa época, conforme já mencionado acima, mesmo porque não será somente a tribo de Levi que exercerá o sacerdócio simbólico ao Sacerdócio do Mashiach e de sua Kehilah, mas também todas as demais tribos de Israel. 

E assim se cumprirá a profecia de que Israel será um Reino de Sacerdotes e um Povo Santo. (Shemot, Êxodo 19:6 - Parashah יִתְרוֹ, Yitro; Yeshayah, Isaías 61:6; 62:12).

Vale lembrar que durante o Milênio, isto é, o Reinado do Mashiach sobre a Terra e a partir de Jerusalém, cidade onde estará o seu trono, o Beit HaMikdash, Templo ocupará o mesmo local do primeiro Templo construído pelo Rei Shlomô, Salomão.

Vejam nesse link o tópico sobre "A reconstrução do Templo e o retorno dos sacrifícios", que ocorrerá possivelmente antes do retorno do Mashiach e que será usado durante todo Milênio.

E somente após o Milênio e o Juízo Final é que a Nova Jerusalém descerá sobre a Nova Terra. Então, só nessa época é que haverá a ampliação das dimensões do Templo, o qual na sua amplitude na verdade foi simbolizado pelo Mishkan, Tabernáculo e posteriormente pelo Beit HaMikdash, Templo, mas estes em dimensões menores, como sendo as maquetes do verdadeiro.

Efraim e Manassés juntamente com as outras tribos herdaram a Terra Prometida aos patriarcas. Isso é uma profecia sobre a Kehilah de Yeshua, que é composta de judeus e gentios, a qual na eternidade habitará juntamente com os israelitas na Terra Prometida a eles, sendo que a Kehilah de Yeshua estará dentro da Yerushalaim ha Chadashah, Nova Jerusalém e os israelitas, os judeus estarão à sua volta e à volta deles os goyim, as nações. 

Que enxerto maravilhoso é esse dos goyim, gentios na oliveira (Romanos 11:13-32), na Kehilah de Yeshua, na família de D'us (Efesios 2:11-22), no Seu Reino e na Casa de Israel!

Limites das três dependências do Templo na eternidade:

1) Santíssimo Lugar - Nova Jerusalém, cujo limite será estabelecido pelo muro da cidade.

2) Santo Lugar - Local da habitação de Israel, o Reino de Sacerdotes e Povo Santo, cujo limite será do muro da Nova Jerusalém até as fronteiras do mesmo com as nações, os goyim, gentios.

3) Átrio - Local da habitação das nações, os goyim, gentios, cujo limite será desde as fronteiras de Israel até os confins da Terra.

Portanto, as dimensões do novo Beit HaMikdash, Templo ocupará todo o Planeta. Por isso em Revelação, Apocalipse 21:22 Yochanan, João diz que nela (Nova Jerusalém) não havia Templo, porque o seu Templo é o Adonai Elohei Tzvaot ve ha Seh, Senhor D'us dos Exércitos e o Cordeiro, porque a שכינה, Shekhinah, Presença e a כְבוֹד, Khevod, Glória de ambos estarão por toda a cidade como acontecia quando a כְבוֹד יְהוָה, Khevod Adonai, Glória de HaShem descia sobre o Templo. (2 Crônicas 7:1-3).

הִנֵּה מִשְׁכַּן אֱלֹהִים עִם־בְּנֵי הָאָדָם

"...Eis aqui o Mishkan, Tabernáculo, a habitação de D'us com os filhos de Adão..." (Revelação, Apocalipse 21:3).

É interessante notar nesse versículo acima que o מִשְׁכַּן, Mishkan, Tabernáculo é a própria Nova Jerusalém, a qual será habitada somente pela Corte Real, a saber:

 Pelo Nosso D'us (Adonai echad), o Seu Filho Yeshua ha Mashiach e os redimidos, os reis e sacerdotes comprados da Terra (Revelação, Apocalipse 5:9,10), os ramos naturais (JUDEUS) e os não naturais (GENTIOS) da oliveira, que não mais estarão com esse corpo carnal, mas com um corpo glorificado ou metafísico. 

E os filhos de Adão mencionados nesse mesmo versículo referem-se a todos aqueles (judeus e gentios) que estarão para sempre com esse corpo carnal habitando em volta do מִשְׁכַּן, Mishkan, do Tabernáculo ou da Nova Jerusalém, a "Cidade Palaciana", no Novo Céu e na Nova Terra.

Na realidade o Beit HaMikdash, Templo sempre apontou para o Reino de D'us, o qual algum dia ocupará toda a Terra, porque não apenas os seres humanos deveriam ser resgatados, mas também todo o Planeta e toda criação. (Romanos 8:19-23).

E assim se cumprirão inúmeras profecias sobre o Reino de D'us vencendo todos os demais reinos que estão em oposição a D'us, ou seja, o reino dos anjos maus (HaSatan e seus anjos) e os reinos dos homens que caíram em desobediência a Ele.

A visão que o profeta Daniel teve do Ancião de Dias (D'us, o Pai), daquele que está assentado sobre o seu trono de chamas de fogo, o qual entregava ao Filho do Homem, ao Mashiach o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu Reino o único que não será destruído. (Daniel 7:9,10,13-18).

Vocabulário:

shalom = paz
- vayiten-lo = e deu-lhe
- et-Asnat = a Asnat (nome próprio feminino)
- bat-Potiy Phera' = filha de Potífera
- cohen 'on = sacerdote de on (deus pagão egípcio)
- le'ishah = por mulher
- chaverim = amigos
- kehilah = congregação
- Mashiach = Messias
- menorah = castiçal
- halelu-Yah = louvai a D'us
- barukh HaShem = bendito seja O Nome (referência ao Nome de D'us)
Shekhinah = presença, morada, habitação, termo hebraico não bíblico, que só aparece no Talmud no século III-VI d.e.c.
- Parashah = porção da Torah
- Torah = Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia
- Ki miTzion = porque de Sião
- tetze' Torah = sairá a Torah
- udvar-Adonai = e a Palavra de Adonai (Senhor)
- mIrushalaim = de Jerusalém
- lehitraot = até a vista
- Vaieshev = e habitou
- Mikêtz = no fim
- Vayigash = e se aproximou
- Vaiechi = e viveu
- Yitro = Jetro (abundância)
- Pecudei = enumeração
- Bamidbar = no deserto
- Ekev = consequentemente
- Shophetim = juízes
- Ki Tetze = quando saíres

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡ Polos Valley 

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):