segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O véu do Templo foi rasgado de alto a baixo



Shalom chaverim!

Vejam esse erro de tradução:

»II CORINTIOS [3]
14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo VÉU, não lhes sendo revelado que no Mashiach é ele (o VÉU) abolido;
15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés (Sêfer Torah) é lido, um véu está posto sobre o coração deles.
16 Contudo, fazendo um deles teshuvá (retorno, através do Mashiach) a Adonay, é-lhe tirado o VÉU.

Nota: Esse termo ABOLIDO do verso 14 (quatorze) não existe no original grego, pois a palavra usada significa: REMOVIDO e não ABOLIDO; e refere-se ao VÉU sendo REMOVIDO e não ao ANTIGO PACTO, como alguns interpretam, pois o ANTIGO PACTO selado com sangue de animal foi RENOVADO pela NOVA ALIANÇA, cujo selo é o sangue do próprio Mashiach, sacrifício esse MAIOR que todos e cujo sangue fala mais alto que o sangue de Abel.

Vejam o link do texto em questão em grego ΠΡΟΣ ΚΟΡΙΝΘΙΟΥΣ Β΄3.

OBS.: Passem o mouse sobre a palavra καταργεῖται no verso 14 (quatorze) e vejam a tradução da mesma para o inglês como REMOVED.


Data e hora local em Israel




O VÉU do Templo foi REMOVIDO do Santíssimo Lugar, agora então todo judeu consegue ver claramente o que a TORAH diz sobre o Mashiach Yeshua. Entretanto a grande questão é que a maioria dos judeus age como se esse VÉU ainda não tivesse sido REMOVIDO. Mas sabemos que quando Yeshua morreu o VÉU DO TEMPLO foi rasgado de alto a baixo (Mateus 27:51), significando que agora o caminho está livre para que tanto judeus como gentios entrem por ele e se reconciliem com o Pai, HaShem. Todavia a maioria dos judeus tropeça na Pedra de Tropeço, a qual é o próprio Yeshua. Por isso o VÉU permanece em seus corações impedindo-os de crer no Mashiach e de compreender os mistérios da Torah que apontam para Yeshua e a בְּרִית חֲדָשָׁה, Brit ha Chadashah, Nova Aliança. Mas nós sabemos que esse Caminho para D'us é Yeshua, pois ele mesmo disse:

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai (HaShem) senão por mim." (Yochanan, João 14:6).

Saibam mais sobre as duas alianças que o Eterno fez com o ser humano nesse link abaixo:


Muito daquilo que podia ser entendido sobre o próprio HaShem, sua lei, seus mistérios e sobre o Mashiach estava oculto do ser humano... E o véu do מִּשְׁכָּן, Mishkan e posteriormente o da בֵּית הָאֱלֹהִים, Beit ha Elohim, Casa de D'us ou בית המקדש, Beit ha Mikdash, Templo simbolizavam essa separação do Eterno e seus segredos para com os yehudim e mais ainda para com os goym. E poucos foram aqueles que chegaram a compreender mais profundamente sobre tudo isso. E dentre eles, estes dois profetas:

O rei David e o profeta Yeshayahu, aos quais foram revelados segredos profundos sobre a vinda do Mashiach e do seu sacrifício, para redenção do povo de Israel. Redenção essa que também abrangeria não apenas aos yehudim como também aos goym, pois o Mashiach seria לְאוֹר גּוֹיִם, li or goym, luz para gentios ou nações.

Mas esse entendimento de que o véu simbolizava o impedimento para os seres humanos se aproximarem das coisas santas de D'us só passou a ser compreendido completamente, após Yeshua ter realizado a Redenção Maior, através de seu sacrifício. Por isso mesmo quando ele estava sendo sacrificado o véu do Templo rasgou-se de alto a baixo. (Matitiyahu, Mateus 27:51; Hebreus 10: 19-23).


Símbolos e figuras que falam...

Na realidade o Eterno já tinha revelado tudo na Torah, porém nem todos estavam aptos para entender alguns segredos, pois grande parte da mensagem estava e ainda esta oculta para a maioria das pessoas. E somente para alguns poucos D'us achou por bem revelar esses segredos. Porque assim como o véu do Mishkan que ocultava a ארון ברית, Arca da Aliança e a Torah que estavam dentro do Santíssimo Lugar; assim também o סוד, sod, segredo da Torah estava SELADO até o tempo do fim, conforme fora dito para o próprio profeta Daniel. Eu apenas mencionei o rei David e Yeshayahu como exemplos daqueles poucos que o Eterno "revelou", isto é, iluminou para entenderem a אמק, omec, profundidade da revelação, todavia como esses dois houveram outros como Enoque, Daniel, etc...

E por falar no ארון ברית, Aron Brit, Arca da Aliança, eis aqui nesse link um artigo impressionante e deveras polêmico sobre o paradeiro da mesma. E para aqueles que sabem o idioma inglês favor acessar esse outro link.

Portanto, o Eterno já havia revelado todo o seu plano de redenção na Torah, porém nem todos estavam iluminados o bastante para o entenderem, pois tudo era para eles como se ainda não tivesse sido revelado.

Na Torah vemos vários símbolos e figuras do Mashiach, dentre eles apresento estes:

1) A semente da mulher.

2) O cordeiro morto para cobrir a nudez de Adão e Eva.

3) Isaac sendo sacrificado, representando o sacrifício do Mashiach.

4) José sendo vendido pelos próprios irmãos, lembra que o Mashiach também seria vendido.

5) A rocha ferida por Moisés.

6) A serpente de bronze.

7) Um profeta semelhante a Moisés que o Eterno diz que seria levantado por Ele.

Portanto, o Eterno já falava desde Bereshit sobre o Mashiach e sua redenção.

Mas, tudo isso era falado em segredo ou em mistério ou ainda por meio de código e não numa linguagem clara o bastante para ser entendo completamente naquela época. Mas quando chegasse a plenitude dos tempos então o véu seria tirado e todos poderiam entender perfeita e completamente o propósito do Eterno.

Eis aí essa linda canção, a qual fala desse segredo de se viver uma vida diante de D'us por trás desse véu que foi rasgado de alto a baixo (Matitiyahu, Mateus 27:51), significando que esse feito foi realizado pelo próprio D'us para que o ser humano obtivesse de volta pleno acesso ao seu reino e a uma vida de íntima comunhão com Ele, através desse sacrifício do seu filho Yeshua ha Mashiach:


Entoemos também essa outra lindíssima canção que nos mostra o lamento dos filhos de Israel pela destruição da cidade de Jerusalém e do Templo pelos babilônios descrito em Tehilim, Salmos 137:1-6.

אִם-אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלִָם - Im eshkachekh Yerushalaim - Se eu me esquecer de ti Jerusalém...

בית המקדש

תהילים פרק קלז

א עַל נַהֲרוֹת, בָּבֶל--שָׁם יָשַׁבְנוּ, גַּם-בָּכִינוּ: בְּזָכְרֵנוּ, אֶת-צִיּוֹן.
ב עַל-עֲרָבִים בְּתוֹכָהּ-- תָּלִינוּ, כִּנֹּרוֹתֵינוּ.
ג כִּי שָׁם שְׁאֵלוּנוּ שׁוֹבֵינוּ, דִּבְרֵי-שִׁיר-- וְתוֹלָלֵינוּ שִׂמְחָה:
שִׁירוּ לָנוּ, מִשִּׁיר צִיּוֹן.
ד אֵיךְ--נָשִׁיר אֶת-שִׁיר-יְהוָה: עַל, אַדְמַת נֵכָר.
ה אִם-אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלִָם-- תִּשְׁכַּח יְמִינִי.
ו תִּדְבַּק-לְשׁוֹנִי, לְחִכִּי-- אִם-לֹא אֶזְכְּרֵכִי:
אִם-לֹא אַעֲלֶה, אֶת-יְרוּשָׁלִַם-- עַל, רֹאשׁ שִׂמְחָתִי.


Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




8 comentários:

Anônimo disse...

Shalom!!!amei essa página me ajudou a esclarecer dúvidas..obrigada.

פולוס וואלי disse...

O nome de Yeshua escrito em mosaicos de uma sinagoga da cidade de Susya, próximo de Hebrom, onde viveu uma comunidade judaica que acreditava ser Yeshua o verdadeiro Messias de Israel.

🤔🙄😳🤫🙌🙏😇

https://youtu.be/X5JQ0O5ufPA

פולוס וואלי disse...

O que aconteceu com a haftará de Jesus?

Haftará é uma porção dos profetas lida aos sábados nas sinagogas.

A haftará de Jesus consta do livro do profeta Isaías 61:1,2 lida por ele, conforme texto de Lucas 4:14-22.

🙌🙏😇📜🎺🎶🎻

https://drive.google.com/file/d/0B09XK-UMB8XQMEhxYUxfWm01bkU/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-BlrOgdOPQhPYHCk1oS4I_A

פולוס וואלי disse...

A Última Celebração do Sêder de Pêssach (a liturgia da Páscoa Judaica) por Yeshua (Jesus)

Assista, pois você irá se surpreender!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/reel/CrUCONzuFMf/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==

פולוס וואלי disse...

Menino Judeu Tem Uma Visão em Israel!

- "O Senhor mandou arrepender-nos (teshuva)"

- "Para manter a calma"

- "O Senhor (Elohim) me falou"

- "Ele apareceu bem ali"

É tempo de voltar para Ele, porque Ele está muito próximo!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

🙌🙏😇🇮🇱🎺🎼🎻

https://youtu.be/mpBVHGbFwR4?si=xNPLyDlhQ5xpFUAi

²⁷ "E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D'us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

³⁰ E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

³¹ O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

³² E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

(Joel 2:27-32)

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/

פולוס וואלי disse...

Shalom chaverim, amigos!

Consegui provar minha tese de que Yeshua não morreu numa sexta e sim numa quarta-feira, pois o calendário judaico permanente Kaluach tem a propriedade de retroceder no tempo. E foi exatamente isso que fiz, isto é, voltei no tempo até o ano 30 (d.e.c.) e fiquei maravilhado com o que vi, pois o dia 14 de Nissan ou dia 05 de abril desse ano 30 foi exatamente numa quarta-feira. HALELU-YAH!!!!!!!

O Dia Que Jesus Morreu

🤔🙄🥺📜🙌🙏😇

https://www.facebook.com/share/p/5Q9VNktpk92AuVvZ/?mibextid=oFDknk

Vejam mais sobre isso nos comentários desse artigo do link abaixo:

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2009/09/noticias-mundo-mundo-judeus-usam.html

Confiram o dia em que Yeshua morreu acessando o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

ואנחנו קוינו כי הוא זה אשר עתיד לגאל את ישראל. אבל נוסף על כל זאת, כעת היום השלישי מאז קרו הדברים האלה.

לוקס פרק כד: כא

http://www.kirjasilta.net/hadash/Luq_ln.24.html

"Nós tínhamos esperança de que ele iria ser o libertador de Israel! Além de tudo isso, já faz três dias que essas coisas aconteceram."
(Lucas 24:21)

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas%2024&version=VFL

Essa é a confirmação de que Yeshua foi morto e sepultado numa quarta-feira, dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/abril do ano 30 d.e.c. no Calendário Juliano. Pois esse diálogo dos discípulos ocorreu no dia de domingo, isto é, depois de passados 3 dias e 3 noites com o corpo de Yeshua sepultado. Tudo isso, para se cumprir o que Yeshua disse sobre o sinal do profeta Jonas, em Mateus 12:40.

Lehitraot.

Polos Valley ✡ פולוס וואלי

פולוס וואלי disse...

O sétimo dia da semana é o Shabat, mas os feriados de algumas festas bíblicas também são chamados de Shabat, dentre elas a Páscoa. Por isso há muita confusão para quem não tem conhecimento de cultura judaica.

https://torahweb.forumbrasil.net/Morte-de-Jesus-h13.htm

Leia com muita atenção este estudo do link acima, o qual prova com muita evidência e detalhes que Jesus morreu às 15h (hora nona) do dia 14/Nissan/3790, ou dia 05/04/30, véspera da Páscoa.

E ele foi enterrado neste mesmo dia antes das 18h, quando se iniciaria a noite de quinta feira, dia 15/Nissan, ou dia 06/abril/30, dia da festa da Páscoa, também chamado de Shabat.

Porque a morte de Jesus se deu na véspera da Páscoa, o Shabat, ou feriado judaico.

Outra coisa a lembrar é que a data de um dia se inicia às 18h (ao pôr do sol) e não meia noite, pois em hebraico não se conta direto 24h e sim de 12 em 12h, ou seja, primeiro a noite e depois o dia de uma determinada data.

Então, na noite de quarta-feira Jesus ainda estava sendo julgado.

E ele só foi crucificado durante o dia de quarta-feira.

Desse modo, então, se conta assim:

Noite de quinta-feira
Noite de sexta-feira
Noite de sábado (Shabat)

Dia de quinta-feira
Dia de sexta-feira
Dia de sábado (Shabat)

Ele ressuscitou nas últimas horas do dia de sábado (Shabat), por volta de + ou - 17h

Porque as mulheres foram ao sepulcro ainda na madrugada de domingo, pois ainda estava escuro. E Jesus já tinha ressuscitado.

Foram 3 dias e 3 noites completas que Jesus permaneceu sob a terra, conforme o próprio Jesus disse sobre o sinal de Jonas.

O Sinal de Jonas

38 "Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti”.

39 Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra."

(Mateus 12:38-42)