segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sem derramamento de sangue não há expiação de pecado




Sem derramamento de sangue não há expiação de pecado.(Vayicrá, Levítico 17:11).

Entretanto, o profeta Yeshaiahu foi perdoado sem derramamento de sangue de um animal, para expiação do seu pecado... (Yeshaiah, Isaías 6:7). E o mesmo também se deu com o rei David, após seu pecado de adultério com Bate-Seba. (2 Samuel 12:13). Vejam o que o rei David disse:

“Bem sei que tu não te agradas de sacrifícios, do contrário eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos”. (Tehilim, Salmos 51:16).


Data e hora local em Israel




Seria isso uma contradição da Bíblia?


De maneira nenhuma, pois apesar de não ter sido derramado sangue, para que Yeshaiahu e o rei David fossem perdoados, todavia D'us já tinha como consumado o sacrifício do Cordeiro Yeshua e o sangue dele sendo derramado não só para perdoar o pecado deles, mas também o de todos aqueles que haveriam de crer nesse sacrifício do Seu filho Yeshua.


Aqui podemos ver perfeitamente que o ser humano não é perdoado e nem justificado pelo sangue de animais derramado em sacrifício no altar dos holocausto, porque os animais sacrificados no Tabernáculo ou no Templo eram na realidade figuras do verdadeiro Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo, através de seu único, porém perfeito e eterno sacrifício. (Yeshaiah, Isaías 53:7).

Todos os crentes que viveram desde Adão até Yeshua, foram justificados pela fé, como foi Avraham avinu (Bereshit, Gênesis 15:6). E essa fé é condicionada ao sacrifício de Yeshua, pois se Yeshua não fosse morto como um cordeiro perfeito e sem mancha, sem pecado, ainda que alguém tivesse fé em D'us, isso não seria suficiente para que a expiação fosse realizada. Sendo assim, todos os crentes que viveram de Yeshua até Adão obtiveram o perdão, através da fé na promessa de que D'us enviaria o Mashiach para realizar a redenção deles.

Ora, todos os que viveram, os que vivem nos dias de hoje e os que viverão ainda, respectivamente foram, são e serão perdoados pela fé no sacrifício de Yeshua. E isso não apenas para o povo israelita, mas para todo aquele que crê nessa redenção realizada por D'us e o seu Filho amado Yeshua.

"Porque D'us amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Yochanan, João 3:16).

Portanto, sem derramamento de sangue não há expiação de pecado. (Vayicrá, Levítico 17:11).

E tanto Yeshaiahu como o rei David obtiveram o perdão dos seus pecados pela fé em D'us e na promessa da redenção através do Mashiach. Por isso mesmo o Eterno perdoa a todos que arrependidos confessam seus pecados a Ele e crêem no poder expiatório do sangue de Yeshua que foi DERRAMADO por todos os pecadores, pois nesse sacrifício, obviamente está implícito todo plano da redenção.

Mas, por que a maioria dos judeus não crê que Yeshua seja o Mashiach? Porque infelizmente enquanto os israelitas continuarem presos ao legalismo estabelecido por eles mesmos, dentro da Primeira Aliança, nunca poderão entender o סוד (sod), segredo e o אמק ('omec), profundidade da mesma, que são decifrados na Segunda Aliança, a qual foi predita por Yrmiah, Jeremias 31:31-34. Essa Brit ha Chadashah foi revelada em Yeshua e está descrita no cânon, nos livros que foram escritos pelos talmidim, discípulos do Mashiach Yeshua. E ela terá total cumprimento quando Ele voltar para reinar em Jerusalém e sobre todas as nações.

Israel, como nação (povo) é o primogênito do Eterno dentre todas as nações (Shemot, Êxodo 4:22,23), mas o texto de Tehilim, Salmos 89:26-27, onde o Eterno se dirige ao rei David, o qual é um tipo do Mashiach como rei referem-se a um indivíduo, ao Mashiach e não a uma nação. E, em muitas outras passagens bíblicas também é citado o Mashiach como sendo o filho primogênito do Eterno.


Todavia, Israel, muito embora seja chamado de servo em várias passagens bíblicas, inclusive no livro de Yeshaiah, Isaías todavia nesse capítulo 53 (cinqüenta e três) não existe nada que prove ser de Israel que o profeta fala. Ainda mais porque o sangue de um povo ou de um ser humano pecador jamais serviu para kaparah, EXPIAÇÃO dos pecados de outros homens senão o de um homem justo, o Mashiach, o qual foi profetizado figuradamente pelos animais (Yeshaiah, Isaías 53:7) que eram oferecidos no Mishkan, Tabernáculo. Como é possível se dizer que sangue humano não expia pecado e sim o sangue de animais que eram oferecidos no Mishkan e ao mesmo tempo dizer que Israel é esse servo que EXPIA pecado? (Yeshaiah, Isaías 53:10). Como pode ser Israel se no verso 6 o profeta diz que a iniquidade de nós todos, o Eterno fez cair sobre esse servo fiel? É evidente que aqui também se inclui a iniquidade de Israel. Como pode Israel sendo pecador expiar o pecado de alguém?

O autor da carta aos hebreus diz: "Porque mudando-se o sacerdocio, necessário se faz também mudança da lei. Visto ser manifesto de que nosso Mashiach procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moshe, Moisés falou de sacerdócio. E muito mais manifesto é ainda se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote. Porque d'Ele assim se testifica: Tu és sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 7:12, 14,15, 17; Tehilim, Salmos 110:4).

Portanto, a primeira aliança foi selada com sangue de animais, o qual era figura do sangue do Mashiach na segunda aliança. E como já foi dito acima também o sacerdócio levítico foi mudado, para um perfeito e eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Porque Yeshua fez apenas um sacrifício, porém perfeito e eterno, enquanto os sacrifícios oferecidos no Mishkan, Tabernáculo pelos sacerdotes levitas eram imperfeitos, do contrário não seria necessário repetí-los. E também não seria necessário um outro sacerdócio e nem de um outro sacrifício.

A Torah não foi abolida por Yeshua, ao contrário ela foi cumprida por ele, para que pudéssemos ser justificados diante do Eterno, pois para nós era impossível cumprí-la. Hoje não estamos mais debaixo da condenação e nem da maldição da Torah e sim sob as bençãos decorrentes dela. (Devarim, Deuteronômio 28:1-14).

Porque agora temos a Torah, escrita pelo Ruach HaShem em nossos corações e não apenas no Sêfer Torah.

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡

Nota sobre minha assinatura:

"Origem judaica dos sobrenomes Valle, Vale.

פולוס - Polos / Paul / Paulo

וואלי - Valley / Valle / Vale

Porque o meu sobrenome Vale deveria ser com duas letras "L", mas por um erro do Cartório só tem uma.

Portanto, abaixo faço referência a um Rabino de renome com esse sobrenome Valle (וואלי):




6 comentários:

Reniton Oliveira disse...

Na torá fala em Dt 24 vers 16 diz q nenhum pai será sacrificado pelo pecados do filho e nem um filho será sacrificado pelos pecado de seus pais. Então yeshua não se sacrificou pelos nossos pecados pois ele iria contra a torá. Coisa q ele não fez. E pra ser um sacrifio, ele deveria ser feito no templo,e yeshua nem em Jerusalém foi morto.
O verdadeiro sacrifício de yeshua foi a obediencia dele a D'us.
E ele foi assasinado pela a maldade do homem!
Shalom

פולוס וואלי disse...

Shalom, amigo Renilton Oliveira!

É óbvio que o Eterno não poderia aceitar um sacrifício humano, cuja corrente sanguínea está contaminada pelo pecado, isto é, pela tendência para pecar ou natureza pecaminosa herdada de nossos pais, Adão e Eva. Por isso o Eterno disse que não aceitava o sacrifício de um pai por seu filho ou vice versa.

Mas no caso do sacrifício do seu filho unigênito a coisa é diferente, pois Yeshua nunca pecou e nem tinha em sua corrente sanguínea essa natureza ou tendência pecaminosa. Porque o sacrifício do Mashiach teria de ser puro, sem mancha, perfeito, sem defeito como assim teria de ser o cordeiro de Pêssach, o qual era o preço da redenção.

E eis aqui minha resposta para você, que diz que o sacrifício de Yeshua não é válido, porque não foi realizado no Beit ha Mikdash, Templo:

✡ O Judaísmo e o Mashiach ✡: O mistério da novilha vermelha

https://yerushalaim1967.blogspot.com/2013/12/o-misterio-da-novilha-vermelha.html?m=1

Shavua tov ve lehitraot!

פולוס וואלי disse...

A Última Celebração do Sêder de Pêssach (a liturgia da Páscoa Judaica) por Yeshua (Jesus)

Assista, pois você irá se surpreender!

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.instagram.com/reel/CrUCONzuFMf/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==

פולוס וואלי disse...

ב"ה!!

Significado do Sinal de Elohim Descrito em Yomá 39b Durante o Período de 40 Anos Antes da Destruição do Segundo Templo

1) A fita de lã vermelha presa nos chifres do bode enviado para Azazel não mais se tornava branca, o que demonstrava que os pecados do povo de Israel não mais estavam sendo perdoados, através dos sacrifícios oferecidos no Beit Hamikdash (Templo).

2) A luz da Menorah se apagava por si só, indicando que o povo, por rejeitar o Mashiach, que é a Luz do Mundo, agora estava em trevas, isto é, sem a iluminação da revelação do Mashiach, o qual disse:

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12)

E ele disse mais:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (João 14:6)

Porque o seu sacrifício é o único preço pago pela Redenção não só de Israel, mas também de toda humanidade.

3) As portas do Beit Hamikdash (Templo) se abriam por si só, demonstrando que em breve se cumpririam as palavras do Mashiach Yeshua, que Profetizou sobre a destruição do mesmo. (Lucas 21:5-16).

É interessante notar que as palavras de Yeshua sobre a destruição do Templo, que não ficaria "pedra sobre pedra que não fosse derrubada", só se referiam ao Templo e não ao Muro das Lamentações, que rodeava o Templo. (Mateus 24:1,2)

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

ב"ה!!

Meaning of the Sign of Elohim Described in Yomah 39b During the 40-Year Period Before the Destruction of the Second Temple

1) The red wool ribbon tied to the horns of the goat sent to Azazel no longer turned white, which demonstrated that the sins of the people of Israel were no longer being forgiven through the sacrifices offered in the Beit Hamikdash (Temple).

2) The light of the Menorah went out by itself, indicating that the people, for rejecting the Moshiach, who is the Light of the World, were now in darkness, that is, without the illumination of the Moshiach's revelation, who said:

"I am the light of the world; whoever follows me will not walk in darkness, but will have the light of life." (John 8:12)

And he said more:

"I am the way, the truth and the life." (John 14:6)

Because his sacrifice is the only price paid for the Redemption not only of Israel, but also of all humanity.

3) The doors of the Beit Hamikdash (Temple) opened by themselves, demonstrating that the words of Mashiach Yeshua, who prophesied about its destruction, would soon be fulfilled. (Luke 21:5-16).

It is interesting to note that Yeshua's words about the destruction of the Temple, that there would not be left "one stone upon another that would not be torn down", only referred to the Temple and not to the Western Wall, which surrounded the Temple. (Matthew 24:1,2)

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

פולוס וואלי disse...

Messianic Rabbi Zev Porat Testimony!
What is truth?

Testemunho do Rabino Messiânico Zev Porat!
O que é verdade?

🙌🙏😇📜🎺🎼🎻

https://www.messiahofisraelministries.org/zev-porat-testimony/